Um grande desafio para as mulheres que buscam
ter sucesso em seus negócios é ter qualidade de vida. Para esse equilíbrio, é
importante que o empreendimento esteja alinhado ao estilo de vida da pessoa.
Uma das diferenças do empreendedorismo feminino
é que, enquanto os homens focam nos resultados financeiros, as mulheres buscam mais realização pessoal e profissional.
O lado financeiro não é deixado de lado, mas elas desejam que as suas empresas
consigam entregar valores aos seus clientes.
A pesquisa Perfil da Empreendedora Brasileira
(2016), organizada pela Rede Mulher Empreendedora, mostra que entre elas fatores
emocionais predominam nos motivos para empreender.
Motivos das mulheres para empreender
Trabalhar com o que gosta - 66%
Realizar um sonho - 34%
Flexibilidade de horário - 52%
Ter uma renda melhor - 40%
A pesquisa também aponta que na hora da divisão ou “ajuda” nas tarefas
domésticas e cuidado dos filhos, a maioria das empreendedoras conta com o apoio
do marido, familiares.
No entanto, na Classe C, essas redes de apoio são menores. Outra constatação, é que conforme os filhos crescem elas passam a fazer
mais tarefas sozinhas.
É importante lembrar que, segundo a OIT (Organização Internacional do
Trabalho), as mulheres trabalham semanalmente 7,5 horas a mais do que os
homens, incluindo as tarefas domésticas
Um passo importante para conseguir empreender com propósito e manter a vida com mais equilíbrio é desenvolver autoconhecimento, gestão do tempo e mentalidade empreendedora.
A Focar promove programas para ajudar as mulheres a terem uma vida com mais equilíbrio e a desenvolver habilidades para empreender com qualidade de vida.
Avalie as suas competências para empreender
Analise
a lista de competências e avalie de 1 a 10 como você está em cada item. Depois,
escolha uma das competências e determine uma ação que contribua para alavancar
a sua performance.
1- Iniciativa
Capacidade de identificar
oportunidades e pensar sobre como expandir
os negócios.
2- Autoconfiança
Confiar em si mesmo para superar desafios.
3- Comunicação
Ter informações e conhecimentos para divulgar o
seu negócio.
4- Eficiência
Ter qualidade e rapidez
para atender os objetivos do cliente com o menor custo.
5- Persistência
Ter resiliência ao lidar com barreiras e
obstáculos.
6- Networking
Conhecer pessoas e estar aberto ao diálogo.
7- Comprometimento
O quanto se esforça para
o seu negócio e consegue equilibrar com a vida pessoal.
8- Foco
no cliente
Estar atento às necessidades e valores dos
clientes.
Débora Junqueira – Coach de Mulheres
deboracoach.focar@gmail.com
Comentários
Postar um comentário
SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE!
Quer ser informado quando abrirmos nova turma?
Tem alguma pergunta a fazer? Sugestões?
Fique à vontade, escreva sua mensagem.
Deixe seu contato.